Endereço: Rua Machado Bittencourt, 361, conjunto 607 – Vila Clementino-São Paulo-SP    |   Whatsapp +55 11 94758-3032

Nutrólogo ou Nutricionista: Quando se Consultar com Cada um Deles?

Pessoas que necessitam de orientações, acompanhamento ou tratamento relacionados a questões da área nutricional, podem contar com o auxílio e com os cuidados de dois profissionais desse segmento: o Nutrólogo ou Nutricionista. No entanto, saber a diferença entre o trabalho de um e do outro é algo que nem todas as pessoas conseguem.

Você é capaz de identificar em quais situações e diante de quais sintomas deve procurar um nutrólogo? E um nutricionista, quais as necessidades que levam uma pessoa a buscar o auxílio deste profissional?

Nutricionistas e nutrólogos são profissionais que se diferenciam por diversos aspectos, porém, o trabalho realizado pelos dois especialistas se complementa e pode ser desenvolvido em conjunto.

Nutrólogo ou nutricionista 

A diferença já começa na formação. O nutrólogo é formado em medicina com especialização em nutrição, já o nutricionista se forma em nutrição e pode se especializar em áreas como nutrição clínica, esportiva ou estética.

A função do nutrólogo é diagnosticar doenças e prescrever medicamentos para os tratamentos necessários. Este profissional é capaz de identificar os problemas que estão causando o ganho ou a perda de peso de um paciente, ou seja, o nutrólogo investiga as condições do organismo, para entender quais são as circunstâncias que estão causando aquele distúrbio.

Por outro lado, o nutricionista verifica as deficiências nutricionais de cada paciente e monitora a sua adaptação a uma nova condição alimentar. Ele é capaz de organizar um cardápio nutricional, baseado nas necessidades específicas de cada paciente.

O nutricionista, por focar muito nas propriedades dos alimentos, possui um conhecimento mais específico sobre eles, enquanto o nutrólogo tem seu trabalho mais baseado em identificar as condições do organismo do indivíduo e realizar os diagnósticos.

Para que você entenda, com alguns exemplos práticos, diante de quais circunstâncias procurar cada especialista, listamos alguns casos onde cada um dos profissionais deve ser consultado.

Diante de quais casos ou suspeitas você deve procurar um nutrólogo? 

– Anorexia;

– Bulimia;

– Compulsão alimentar;

– Obesidade ou sobrepeso;

– Osteoporose;

– Problemas cardíacos;

– Doenças crônicas, como hipertensão e diabetes;

– Doenças metabólicas; como intolerância à lactose;

– Outros distúrbios alimentares.

Considerando as condições apresentadas pelo paciente, o nutrólogo irá prescrever dietas e medicamentos necessários para tratar cada tipo de doença ou distúrbio alimentar, além de indicar a ingestão devida de proteínas e vitaminas para cada pessoa.

Diante de quais necessidades você deve procurar um nutricionista? 

– Orientação nutricional e prescrição de dietas;

– Prevenção de doenças;

– Melhora na qualidade do sono;

– Busca pelo peso ideal;

– Orientação nutricional na gestação;

– Melhorar o funcionamento do intestino.

O nutricionista irá elaborar um plano alimentar, considerando as necessidades de cada paciente. Ele irá guiar o indivíduo a uma reeducação alimentar, se necessário, levando em conta as deficiências nutricionais que o paciente apresenta.

Se mesmo com essas orientações você ainda tiver dúvida se deve procurar um Nutrólogo ou Nutricionista, você pode consultar um clínico geral e ele, diante das suas queixas, irá lhe encaminhar para o especialista que melhor irá atender às suas necessidades.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin